A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir a satisfação das necessidades que o mesmo apresentar. Assim cabe, também, definir junto da população residente e flutuante, qual destas lutas são as mais prioritárias: segurança, educação, transportes, recolha de lixo, posto de saúde, cultura, lazer etc.
A associação de moradores é uma entidade voltada e direcionada para ações sociais e não se confunde com condomínio, e nem com uma »empresa prestadora de serviços », não pode tomar os espaços públicos, fechar ruas, colocar cancelas sem autorização e se apoderar dos bairros e da vida cotidiana das pessoas, impondo regras, serviços, obrigações estatutárias e cobrando taxas impositivas. Sua função é exclusivamente, pleitear perante os órgãos públicos, melhorias para a comunidade e associados a qual diz representar.
Sua atividade dentre outras também está direcionada ao incentivo à arte e à cultura A assistência aos idosos e as crianças e dos adolescentes. A preservação ambiental urbana e do patrimônio público e privado.
As prioridades, assuntos e respectivas reivindicações, devem ser determinadas em discussão democrática e em assembleia com os moradores. Por isso é importante a existência da Associação de Moradores, para reunir, convocar, união de forças como mesmo pensamento e do direito de se organizar.